1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVO

Este Código de Conduta expressa os princípios, valores e comportamentos esperados de todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e demais públicos com os quais o Grupo Fórum se relaciona.

O seu objetivo é assegurar que todas as ações estejam alinhadas com padrões éticos, legais e organizacionais, promovendo um ambiente de trabalho e de negócios íntegro, transparente e responsável.

2. MISSÃO, VISÃO E VALORES

2.1. Missão
Ser eficiente na prestação de serviços financeiros, agregando valor ao cliente, aos colaboradores e à empresa, de forma ética e criativa.

2.2. Visão
Ser uma referência nacional na excelência da prestação de serviços de crédito e cobrança, propiciando a evolução contínua dos colaboradores e organização.

2.3. Valores

  • Resultados
  • Liderança
  • Criatividade
  • Responsabilidade
  • Respeito
  • Entusiasmo
  • Integridade
  • Ética
  • Dedicação
  • Talento coletivo
  • Inovação

3. DIRETRIZES

3.1. Observação e Aplicação dos Valores

É obrigação de todos os destinatários deste Código o cumprimento integral das disposições aqui estabelecidas, bem como da legislação vigente, praticando e promovendo sua aplicação em todas as ações que envolvam os interesses do Grupo Fórum.

Cada colaborador é responsável por:

  • Cumprir as disposições deste Código;
  • Conhecer e respeitar leis, políticas e procedimentos aplicáveis à sua função;
  • Comunicar possíveis infrações à Ouvidoria;
  • Cooperar com investigações internas.

Para alcançar os objetivos e metas de negócio, os nossos colaboradores devem agir com responsabilidade, respeito, entusiasmo, dedicação, ética e integridade, sempre preservando a reputação da empresa.

3.2. Pluralidade e Respeito

O Grupo Fórum acredita que um bom ambiente, com pessoas competentes, criativas, valorizadas e engajadas, potencializa e reforça os resultados do trabalho.

Buscamos construir um espaço diversificado e de inclusão, que valorize a inovação, e, por isso, não toleramos qualquer tipo de discriminação com relação à etnia, cor ou raça, idade, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião ou outras formas de expressão individual.

Atuamos para que nosso local de trabalho seja justo, com oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.

3.3. Combate ao Assédio

O Grupo Fórum não tolera qualquer forma de assédio, nem situações que configurem intimidação, agressão ou ameaça no relacionamento entre nossos profissionais, terceiros e demais partes interessadas.

O assédio moral é caracterizado por comportamentos repetitivos e persistentes que têm como objetivo ou efeito humilhar, intimidar ou desestabilizar emocionalmente, podendo comprometer a dignidade e a integridade físico e psíquica do indivíduo.

O assédio sexual, por sua vez, consiste em qualquer ação, insinuação ou abordagem de cunho sexual que cause, ainda que de forma isolada, constrangimento à vítima, afetando sua honra, integridade e intimidade sexual.

3.4. Segurança da Informação

O Grupo Fórum reconhece que a informação é um dos ativos mais valiosos de qualquer organização. Por isso, é essencial adotar medidas consistentes para protegê-la contra violações de confidencialidade, integridade ou disponibilidade.

É responsabilidade de todos os colaboradores e, quando aplicável, também de terceiros, respeitar as diretrizes estabelecidas pelas Política de Segurança da Informação e demais políticas e procedimentos relacionados.

Os nossos sistemas de Tecnologia da Informação existem para apoiar a execução das atividades profissionais e devem ser utilizados para este fim e com responsabilidade. Todos os dados e comunicações trafegados, processados ou armazenados em equipamentos e sistemas da empresa podem ser monitorados.

Boas práticas

  • Tomar conhecimento e seguir as disposições contidas na Política de Segurança da Informação e nas demais políticas e procedimentos vigentes;
  • Participar dos treinamentos periódicos promovidos sobre o tema;
  • Nunca utilizar softwares ou equipamentos não homologados pela equipe de TI;
  • Antes de compartilhar ou conceder acesso a qualquer informação, verificar se os destinatários têm a devida autorização.

3.5. Compromisso das Lideranças

  • Atuar com ética e justiça na supervisão de suas equipes;
  • Disseminar a cultura ética e garantir o cumprimento deste Código;
  • Assegurar o cumprimento dos treinamentos obrigatórios;
  • Denunciar desvios de conduta e não se envolver em situações de conflito de interesse;
  • Apoiar investigações sobre incidentes de segurança da informação.

4. USO DOS RECURSOS E PATRIMÔNIO

4.1. Patrimônio
Todos são responsáveis pela conservação e uso adequado dos ativos do Grupo Fórum, incluindo mobiliário, equipamentos, informações, marcas, sistemas, contratos e instalações. Seu uso deve ser exclusivo para atividades da empresa. Vedada a apropriação, o dano e o uso ilícito ou não autorizado desses recursos.

4.2. Recursos Eletrônicos e Tecnológicos

  • É proibido processar ou armazenar conteúdos ilegais, ofensivos, discriminatórios ou que possam afetar a reputação da empresa;
  • É dever de todos cumprir com as políticas e normas da empresa;
  • Os logins e senhas são pessoais e intransferíveis;
  • São terminantemente proibidas as ações que, através de qualquer método, possam resultar na interrupção dos serviços, servidores ou rede de computadores;
  • O ambiente lógico da empresa não deve ser utilizado para processamento ou armazenamento de arquivos pessoais e/ou não pertinentes à atividade profissional.

O Grupo Fórum pode monitorar o uso de seus sistemas, conforme a legislação vigente.

4.3. Propriedade Intelectual
As criações, marcas ou invenções desenvolvidas no exercício das funções pertencem ao Grupo Fórum. É dever de todos respeitar as propriedades da empresa, sendo proibida a sua utilização indevida ou não autorizada, bem como o registro de propriedade intelectual da empresa em nome próprio ou de terceiros.

4.4. Trabalho Remoto
A execução de trabalho remoto deve ser precedida de autorização pela equipe/gestor responsável e observará os mesmos cuidados de segurança física e lógica aplicáveis ao ambiente corporativo, para assegurar a confidencialidade e integridade das informações.

O colaborador é responsável por garantir que o ambiente do trabalho remoto ofereça condições adequadas de proteção da informação, mantendo os dispositivos utilizados para atividades profissionais com os mecanismos de proteção atualizados, como antivírus, senha de acesso segura e sistema operacional com as atualizações regulares e periódicas, vedada a instalação de aplicações corporativas em dispositivos que não atendam aos requisitos mínimos de segurança definidos pela área de TI.

5. RESPONSABILIDADE SOCIAL

O Grupo Fórum apoia e se engaja em diversas ações de responsabilidade social.

Nossa preocupação com o fator social nos leva a realizar, periodicamente, campanhas diferentes para apoiar e repassar recursos a entidades beneficentes.

Do mesmo modo, primamos pelas questões de respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade, com o estímulo frequente para que nossos colaboradores também incorporem ações e comportamentos de responsabilidade ambiental.

6. RELAÇÃO COM TERCEIROS

Os representantes e colaboradores do Grupo Fórum devem observar as diretrizes e disposições deste Código e agir para que as ações de relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros e agentes públicos reflitam os valores da empresa.

7. OUVIDORIA

A ouvidoria é o canal responsável por receber, analisar e encaminhar reclamações, denúncias, sugestões e elogios dos clientes ou colaboradores.

O acionamento do canal da ouvidoria é dever de todos os colaboradores para comunicar casos suspeitos ou confirmados de infração a este Código e às legislações vigentes ou qualquer situação observada de conduta indevida, especialmente quando não houver outro canal interno específico.

A negligência em denunciar condutas não conformes ou não adequadas será considerada violação a este Código, passível de penalidades disciplinares.

A utilização do canal da ouvidoria para apresentar denúncias respeitará sigilo dos denunciantes, que deverão ser protegidos contra retaliações.

As denúncias devem conter informações mínimas como nome do envolvido e descrição dos fatos, devendo ser encaminhadas para algum dos seguintes canais:

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Site: www.forumcob.com.br/site/pt-br/ouvidoria

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

O descumprimento deste Código poderá resultar em advertência, suspensão, demissão ou rescisão contratual, conforme a gravidade da infração. Se houver crime ou infração legal, a empresa encaminhará o caso às autoridades e poderá, quando cabível, requerer ressarcimento por perdas e danos.

Este Código de Conduta é público e deve ser de fácil acesso, com ampla divulgação a toda a liderança, demais colaboradores e terceiros. Todos os colaboradores são responsáveis por seu cumprimento.

O Código de Conduta do Grupo Fórum será revisado periodicamente, ao menos uma vez por ano.